Finalizada a campanha educativa “Ao Redor da Ibero-América 2015” com a viagem das 7 crianças da América Latina ao Peru. Veolia e OEI renovam a aliança para 2016.

Finalizada a campanha educativa “Ao Redor da Ibero-América 2015” com a viagem das 7 crianças da América Latina ao Peru. Veolia e OEI renovam a aliança para 2016.

publicado en: Noticias | 0

Mais uma vez a Veolia contará com o apoio da Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) para o desenvolvimento da 4a edição “Ao Redor da Ibero-América”, a campanha de sensibilização ambiental que envolve, anualmente, mais de 30 mil crianças de 7 países da América Latina.

A campanha 2015, com tema Economia Circular, convidou crianças de 10 a 11 anos para debater sobre a escassez de recursos no planeta e suas diferentes formas de valorização. Como todos os anos, o concurso terminou com uma redação e um desenho. O prêmio aos melhores trabalhos foi uma viagem pedagógica permitindo que as sete crianças vencedoras, de cada país, compartilhassem experiências.

Peru foi o cenário onde foi finalizada essa aventura pedagógica, o lugar de encontro das crianças ganhadoras dos países participantes (Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México, Argentina e Peru) e o cenário principal foi a cidade inca de Machu Picchu. A viagem começou com atividades lúdicas no Museu Larco, em Lima, e com visitas a outros lugares interessantes. A delegação partiu no dia seguinte a Cusco, para participar de excursões guiadas para o Valle Sagrado e Machu Picchu. Ainda houve um evento de reconhecimento no Ministério do Meio Ambiente do Peru, contando com a participação do Vice-ministro de Gestão Ambiental, Mariano Castro.

Orientada a “Ao Redor da Ibero-América 2016”. O tema da próxima campanha educativa já foi definido e será desenvolvido em torno as energias renováveis. O propósito será o mesmo, conseguir que as crianças adotem, desde muito cedo, práticas responsáveis para a preservação do meio ambiente e transmitam em suas escolas e casas, uma mensagem de mudança sobre os padrões de consumo e o futuro das cidades.

Para Ramón Rebuelta, Diretor da Veolia América Latina, “Com o Ao Redor da Ibero-América pretendemos aumentar a conscientização sobre os desafios do desenvolvimento sustentável das cidades nas quais vivemos. A parceria com as autoridades locais, com os professores e as comunidades é chave da difusão das boas práticas necessárias para a preservação do meio ambiente e para alcançar um desenvolvimento equilibrado.

“Desde a aprovação do projeto “Metas 2021” a OEI propôs promover experiências inovadoras e encontrar estratégias que atrativas para os alunos e que permitam, por meio de ações, aprender o exercício dos valores. A campanha “Ao Redor da Ibero-América reúne estas características” afirma Paulo Speller, Secretário Geral da OEI.

Para ver o vídeo com os melhores momentos da Campanha “Ao Redor da Ibero-América 2015”, clique em: https://youtu.be/mbgBypXSfYo

Sobre a Veolia

O grupo Veolia é a referência mundial em gestão otimizada dos recursos. Presente nos cinco continentes com mais de 179.000 assalariados*, o Grupo concebe e implementa soluções para a gestão da água, dos resíduos e da energia, que fomentam o desenvolvimento sustentável das cidades e das indústrias. Com suas três atividades complementares, Veolia contribui ao desenvolvimento do acesso aos recursos, à preservação e renovação dos recursos disponíveis. Em 2014, o grupo Veolia trouxe água potável para 96 milhões de habitantes e saneamento para 60 milhões, produziu 52 milhões de megawatt/hora e valorizou 31 milhões de toneladas de resíduos. Veolia Environnement (Paris Euronext: VIE) realizou em 2014 um faturamento consolidado de 24,4 bilhões de euros*. www.veolia.com

(*) Informacões financeiras 2014 pro forma, incluindo Dalkia International (100%) e excluindo a Dalkia França.

Sobre a OEI

A Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) é um órgão de caráter intergovernamental de cooperação em educação , ciência e cultura de âmbito Ibero-americano. Promove as Metas Educativas 2021, cujo objetivo é melhorar a qualidade na educação combatendo a pobreza e a desigualdade.